23.10.08

"Eu nasci no samba e não posso parar"



Sempre que ouço uma música dela reencontro algo em mim que na correria do dia-a-dia passa sem ser percebido. Um amor não realizado, outro perdido, outro nem sequer desejado e principalmente a cadência de uma menina de Madureira, negra e pobre, chamada Yvonne da Silva Lara. Sua primeira música “tié-tiê” foi composta com apenas 12 anos, pouco depois ela ficou órfã. Sob o cuidado dos tios, estudou em um internato onde foi aluna de canto orfeônico da mulher de Heitor Villa-Lobos, Lucília Villa-Lobos. Formou-se enfermeira e trabalhou como assistente social com a doutora Nise da Silveira.

Foi nessa complexa trajetória de vida que a menina se transformou em Dona Ivone Lara, diva do samba carioca. Ainda muito jovem em um universo predominantemente masculino e cercado pelo samba, Yvonne deu suas músicas para seu tio tocar em rodas, mentindo sobre a autoria. Durante os fins de semana e nas férias, o samba do Prazer da Serrinha e do Império Serrano encantou o ritmo da rotina de dona de casa, mãe de dois meninos e assistente social.

A história que passa por conflitos de gênero e cor, dramas familiares e pela persistência como compositora de samba é escrita e analisada pela jornalista e antropóloga Mila Burns em sua dissertação de mestrado. Apesar das particularidades, essa é também a história das muitas mulheres negras, mães, sambistas, trabalhadoras, cariocas e também brasileiras. Nela transparece questões sociais e econômicas que merecem muito se transformar em filme, livro, minissérie, novela etc.

Foto: Walter Firmo - Dona Ivone Lara para capa da Fotoptica.
Leia e ouça mais:
Burns, Mila. Nasci para sonhar e cantar. Gênero, projeto e mediação na trajetória de Dona Ivone Lara / Mila Burns. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social – UFRJ, Museu Nacional, 2006.
Alguém me avisou
Tendência
Acreditar com Nilze Carvalho

No microscópio, Aline Gama

2 comentários:

Anônimo disse...

Será que fiz certo?

Anônimo disse...

No dia em que esse filme estrear, vou estar na primeira fila - do seu lado!