13.11.08

A coruja e o Noé

JR estava trabalhando em Botafogo quando vê uma coruja em um galho bem na altura de sua janela. Percebe que o bicho está com uma secreção no olho. Imediatamente, passa a mão no telefone e liga para o IBAMA. Boa tarde, eu gostaria de uma informação. Estou vendo uma coruja da minha janela que parece estar doente, com que departamento falo sobre resgate de animais aqui no Rio? Olha, o senhor me desculpe, mas deve ser em outra instituição, aqui não existe esse serviço. Como não? Eu estou falando com o IBAMA, certo? Certo senhor, mas não temos esse serviço. O que o senhor pode fazer é ligar para alguns veterinários e levar o animal para ele cuidar. Eu tenho alguns telefones, você quer anotar? Eu levar, como assim? Coruja é uma ave de rapina e eu... Anota ai...Ok, mas quem vai pagar por isso? E isso é muito complicado, normalmente, quem acha é que paga. Será que o zoológico pode fazer isso? Essa informação eu também não tenho, mas posso te passar o telefone de lá. JR Noé de olho na coruja inspira fundo, expira, levanta vai beber uma água...

É do zoológico? É, sim. Um momentinho que isso é com os técnicos. Vou transferir a ligação. Senhor, nós não fazemos serviço de recolhimento de animais. E além do mais, estamos com um bom número de corujas. Não precisamos de mais uma. Não precisam, como assim? Vocês deveriam cuidar e devolvê-la a floresta que é de onde ela deve ter vindo. E se eu levar até ai? Senhor, você não pode entrar com animais no zoológico, é proibido. Mas, mas... Então, tá me explica o que você acha que eu devo fazer? Noé de olho no olho da coruja pensa que absurdo, que absurdo!!! Olha, senhor, alguns animais são deixados aqui na porta e algumas vezes somos obrigados a pegá-los. Então, vocês vão cuidar dela? Senhor, não posso prometer nada.

É da veterinária? Claro, o senhor quer anotar o endereço? Ficamos em Niterói. Noé leva a mão à cabeça e pensa que precisa de alguém para ir com ele segurando a coruja na caixa. A arca de Noé atravessa então a Baia de Guanabara. O senhor pode ficar tranqüilo que quando ela estiver boa, vou soltá-la. Você quer que eu te avise? Aliás, você tem a carta do IBAMA. Carta? É, carta ou fax? Não! Senhor, você poderia ter sido preso por tráfico de animais!!! Normalmente, as pessoas passam um fax para o IBAMA pedindo autorização temporária para transporte do animal para o veterinário que demora até 48hs para ser respondido. É mesmo? Sabe, eu não consegui falar com a superintendência no Rio e tive que ligar para Brasília. Eles não sabiam me informar praticamente nada e não possuem nem um 0800...Pode deixar que amanhã peço a recepcionista da clínica para ligar para o IBAMA e pegar essa autorização. JR Noé volta para casa indignado e exausto.

Alguns anos depois, procuro no Google “IBAMA” abre a página sem nenhum link para contato ou telefone 0800 ou esclareça suas dúvidas ou índice de animais e plantas. Procuro então por “IBAMA + Rio de Janeiro”, abre a página com telefones e endereços errados da superintendência. Digito então “zoológico + Rio de Janeiro”. Ufa, página da prefeitura! Existe um telefone fale com os técnicos, clico em aves, apenas 19 espécies aparecem e nenhuma coruja.

No microscópio, Aline Gama

Nenhum comentário: